Balneário Camboriú, como toda cidade turística do mundo, perdeu visitantes devido à pandemia do novo coronavírus em 2020. Mas as perspectivas para 2021 são boas, em razão dos avanços da ciência para combater a Covid-19 com vacina e também da continuidade das ações do Município para controlar a disseminação da doença.
A cidade localizada no Litoral Norte de Santa Catarina e que é famosa pelas praias e prédios altos, desde março está concentrada em combater a Covid-19. Para separar pacientes infectados dos demais que procuram a rede de saúde pública, foi criado o Centro Municipal de Acolhimento e Tratamento do Coronavírus, onde há 30 leitos de UTI. Nesse local, são feitos testes para detectar a doença em moradores, mesmo os que apresentam sintomas leves. A intenção é que, tão logo identificada a presença do vírus, o morador que não está em situação grave fique isolado em casa. A Administração Municipal também faz busca ativa dos idosos com sintomas e das pessoas com doenças crônicas com cadastro nas unidades básicas de saúde.
A conscientização dos moradores sobre os protocolos que devem ser seguidos para não disseminar o vírus, como o uso de máscara, é uma das ações desenvolvidas pela Município. O turista deve adotar os mesmos cuidados em prol da coletividade e não viajar se apresentar sintomas.
Praça Bairro da Barra / Foto: Divulgação
Apesar de todos os esforços dedicados ao combate do novo coronavírus, os investimentos públicos e privados em Balneário Camboriú não cessaram, como a obra da Avenida Panorâmica e do Elevado da Quarta Avenida, ambas do poder público, e da nova atração, a FG Big Wheel, a roda gigante de Balneário Camboriú, da iniciativa privada, prevista para inaugurar em dezembro.
Balneário Camboriú é um dos principais destinos turísticos do sul do Brasil e do Mercosul. A expectativa é de que, aos poucos, conforme a redução dos casos de Covid-19 e a volta da rotina ao que era antes da pandemia, a cidade receba novamente mais de um milhão de pessoas na alta temporada.
As praias são os principais atrativos naturais de Balneário Camboriú. São nove, para diferentes gostos. A Praia Central é a maior e a mais urbana do município. Os prédios no entorno dela, alguns dos mais altos do Brasil, são um indicativo de que a construção civil é uma das áreas que mais movimentam a economia local. A cidade conta ainda com variados empreendimentos turísticos da iniciativa privada, que estão funcionando seguindo as normas sanitárias.
Depende do controle do novo coronavírus também a retomada de um turismo promissor em Balneário Camboriú: o de eventos e negócios. A cidade terá um Centro de Eventos com 33 mil metros quadrados e pavilhões de exposições, salas de convenções, espaço para lojas, praças de alimentação, serviços e mais de mil vagas de estacionamento. As obras da estrutura estão 98% concluídas.
Praia Central / Foto: Divulgação
Converse pelo WhatsApp!