Evento acontece no próximo dia 25 de setembro e, com o propósito de velejar pelo Oceano, pretende quebrar recorde mundial de maior desfile de kitesurfistas velejando ao mesmo tempo
O Guinness World Records confirmou presença na praia do Cumbuco, em Caucaia, no Ceará, no próximo dia 25 de setembro, para registrar o recorde mundial de maior desfile de kitesurfistas velejando ao mesmo tempo. O momento acontece no Kiteparade 2022, evento realizado dentro da programação do Winds For Future, maior festival de inovação e sustentabilidade da América Latina.
A expectativa do Kiteparade é receber mil velejadores, entre simpatizantes da modalidade, iniciantes, amadores e profissionais. As ondas do Cumbuco receberão, também, os multicampeões mundiais de kitesurf Carlos Mário “Bebê” e Mikailli Sol como embaixadores do evento. O recorde atual é do próprio Winds For Future – quebrado durante o Kiteparade 2019, 596 velejadores estiveram juntos no mar do Cumbuco e o marco entrou para o Guinness.
“Só quem esteve dentro da água em 2019 consegue descrever a sensação que foi velejar com o céu completamente colorido por kites. A energia foi simplesmente indescritível e sem nenhum tipo de acidente ou intercorrência. Éramos todos apenas um, velejando juntos por um grande propósito e esse ano seremos mil kitesurfers pelo Oceano”, afirma Mariana Zonari, uma das idealizadoras do evento.
Rômulo Soares, também idealizador do evento, comenta que a expectativa, além da quebra do recorde e a consolidação do Cumbuco como meca do kitesurf mundial, é fazer com que as pessoas voltem as atenções para a questão do Oceano. “Estamos na década do Oceano, 2020 a 2030, e o nosso propósito está alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 2030 da ONU. O evento pretende chamar a atenção global sobre questões ambientais, como o aquecimento e a poluição das águas e a saúde do oceano”, afirma.
Interessados em fazer parte do recorde já podem se inscrever no site oficial da Kiteparade 2022, em www.kiteparade.com.br. As inscrições são divididas em duas categorias: ‘basic ticket’, opção gratuita; e ‘special ticket’, opção paga com direito a lycra oficial, brindes e kit personalizados.
A categoria gratuita, ‘basic ticket’, dá direito a participar da quebra do recorde e ter seu nome gravado na placa que será colocada no centro do Cumbuco com o nome de todos os recordistas mundiais do Kiteparade 2022 (no caso de quebra do recorde). O ‘special ticket’ dá direito aos mesmos itens da opção gratuita, além de certificado de participação oficial emitido pelo Guinness World Records, lycra oficial da Kiteparade 2022 e kit personalizado.
Festival anual
Igor Juaçaba, diretor e co-fundador do Festival Winds For Future, explica que a ideia é transformar o Kiteparade em um festival cultural e esportivo anual, atraindo atenções do mundo inteiro para a questão ambiental e sustentável, além de fomentar a economia da região.
“Nós já temos pessoas de todo mundo que vêm só para participar do recorde, mas queremos expandir. Já somos um dos maiores festivais da América Latina, mas queremos colorir o mar do Ceará todos os anos com mais de mil pipas. Alguns exemplos são os famosos Festival do Balão, na Turquia, e o Festival das Luzes, na Índia, as pessoas vão para lá nas determinadas épocas do ano só para presenciarem o espetáculo dos festivais”.
Manifesto – Kiteparade
Somos velejadores e empreendedores unidos num movimento de alerta sobre a crise climática e os grandes danos ambientais que estamos causando na terra, praias e no Oceano. Juntos, queremos acelerar práticas sustentáveis, compartilhando ideias e ações para a construção de um mundo melhor.
Converse pelo WhatsApp!