Durante três dias, 30 empresas de 14 segmentos da cadeia produtiva do turismo de Foz estiveram envolvidas diretamente com a organização do IMPE
Na primeira quinzena de abril, o Visit Iguassu realizou a 3ª edição do Iguassu Meeting Planners Experience – IMPE, encontro que acontece anualmente para debater as atuais tendências da indústria de eventos e oferecer uma experiência imersiva no Destino Iguaçu. Estiveram na cidade 13 convidados entre organizadores de eventos associativos/corporativos e agências de Live Marketing vindas de todo o país. Com uma pausa desde 2019, devido a pandemia, o IMPE retornou com um foco ainda mais forte no segmento MICE – Meetings, Incentives, Conferences and Exhibitions, popularmente conhecido no Brasil como Turismo de Negócios e Eventos.
É importante ressaltar que esse mercado é responsável por 4,32% do PIB do país, movimentando aproximadamente R$1 trilhão em quase 600 mil eventos realizados anualmente em todo o Brasil. Um estudo divulgado pela Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas (Abracorp) aponta que o turismo de negócios no Brasil fechou o ano de 2019 com crescimento de 9,5%, se comparado ao ano anterior e a tendência para esse período pós pandemia, de acordo com a Abracorp, é que esse crescimento seja exponencial.
Para Elaine Tenerello, Diretora Executiva do Visit Iguassu, “ A realização desse e todos os outros eventos no Destino, movimenta não apenas o setor e a cadeia produtiva do turismo de Foz do Iguaçu, mas toda a cidade e isso contribui para a geração de emprego e renda. E no caso do IMPE, além de ser um movimento imediato, como se tratava de uma ação para organizadores de eventos, é uma semente que estamos plantando para que a cidade colha frutos em novos eventos que certamente virão através dessa interação com esses profissionais”.
Movimento que gera ainda mais movimento
Desde sua concepção, o Visit Iguassu foca na captação de eventos para a cidade. Esse processo é visto como fundamental para os players do setor, uma vez que a realização de eventos, movimenta uma cadeia produtiva ampla.
Prova disso, pode ser dada usando apenas o IMPE como exemplo. Com empresas associadas ao Visit Iguassu e outras empresas do setor, tiveram participação na ação: Agências de viagem: Frontur e Vai Viagens; Companhias Aéreas: Latam, Gol e Azul; Agência de turismo receptivo: MMC Turismo receptivo; os hotéis: Grand Carimã Resort & Convention Center, Bourbon Cataratas Thermas Eco Resort, Hotel das Cataratas – A Belmond Hotel, Recanto Cataratas Thermas Resort & Convention; Sonorização e audiovisual: Equalize Sonorização e Audiovisual; Cerimonialista: Bruce Brussolo; Comunicação visual: Traçus; Fotografia e filmagem: Jean Pavão; Brindes: Le Jardin, Naipi E Tarobá Brindes; Restaurantes/gastronomia: Casa do Chef e Patanegra Mercado Gourmet; Comércio: Estatex; Cell Shop Duty Free.
Além disso, os participantes puderam conhecer os atrativos: Dreams Park Show, Movie Cars, Yup Star Roda Gigante, Marco das 3 Fronteiras, Parque das Aves, Cataratas do Iguaçu, Itaipu Binacional; e na despedida puderam conhecer os serviços para turismo eventos: Sala VIP The Lounge Cataratas e CCR Aeroportos.
O IMPE
O IMPE é uma ferramenta do Visit Iguassu para a geração de negócios e eventos, “o objetivo do evento é encantar, sensibilizar os convidados ao mesmo tempo que demonstramos o profissionalismo e o preparo que o Destino Iguaçu possui para receber eventos de todos os tipos e portes, atualizar as empresas sobre os nossos produtos e serviços e colocar Foz do Iguaçu e a região trinacional em destaque nas prateleiras das empresas organizadoras de eventos e na mente criativa das agências de live marketing”, ressalta Elaine Tenerello, diretora executiva do Visit Iguassu.
E para demostrar essa busca na melhora do Destino, a entidade convidou uma representante da nova concessionária do Aeroporto de Foz do Iguaçu. Graziella Delicato, gerente de negócios aéreos da CCR Aeroportos, falou durante sua apresentação no Painel de cenário e perspectivas, do foco da empresa em auxiliar na promoção do Destino Iguaçu. “Temos um compromisso com Foz do Iguaçu pelos próximos 30 anos. Estamos em uma equipe altamente profissional e focada no desenvolvimento da região. Agora, além do trabalho realizado com o trade, seremos defensores junto a cias aéreas na promoção do destino e com isso gerar o fortalecimento e incremento da malha aérea”.
Um novo destino
Felipe Gonzalez, presidente do Visit Iguassu, ao dar as boas-vindas aos participantes, enalteceu a infraestrutura da cidade e a capacidade de bem atender turistas de lazer e negócios. “Todo o roteiro do IMPE, foi elaborado para demonstrar a estrutura disponível no Destino Iguaçu, para trazer os futuros eventos de seus clientes para cá. Nossas opções de entretenimento, gastronomia, mas principalmente as experiências que só podem ser vividas em um local como a região trinacional”.
Participaram da ação representantes das empresas: Alma Eventos; Atitude Promo Marketing & Eventos; Botmaker; Bureau de Eventos; Criativa Eventos & Marketing Promocional; Disney; D/Mattos Eventos; Elo Eventos; HUESKER; IE Marketing e Organização de Eventos; Lâmpada Eventos; Regency Congressos & Eventos e; 3AWorldwide Brasil Publicidade e Eventos. Durante três dias esses profissionais participaram de experiências em parceria com os associados do Visit Iguassu.
Texto e fotos: Assessoria do Visit Iguassu – Rodrigo Mattjie
Converse pelo WhatsApp!