Evento reunirá restaurantes e similares de 28 cidades e terá duração de dois meses
Faltando menos de três meses para o início do 1º Festival Gastronômico Sabores da Montanha, que será realizado entre os dias 2 de junho e 30 de julho, chefs de cozinha, pizzaiolos, bartenders, chocolateurs e baristas estão a todo vapor produzindo e caprichando em seus produtos, entre carnes, massas, risotos e pizzas.
O festival será o maior evento do gênero do país em duração e irá reunir diversos municípios dos dois estados simultaneamente. São gastrobares, pizzarias, lanchonetes, hamburguerias, cafeterias, bistrôs, sorveterias, padarias, docerias, cervejarias, produtores artesanais e similares da região da montanha.
Diretamente de Maria da Fé (MG), a Fazenda Maria da Fé inovou e criou um prato que vai dar o que falar, devido ao misto de ingredientes utilizados no preparo, que certamente irão resultar em uma explosão de sabores. O empreendimento inscreveu no festival o seu prato “Mineirice: Café & Queijo”.
Trata-se de um bombom de Alcatra Angus com molho de café especial, acompanhado por risoto de queijo meia cura da região e tuille. O Chef, que idealizou o prato, acrescentou cebola, manteiga, sal e pimenta do reino para conferir um sabor ainda mais especial. Para o molho, ele adicionou farinha de trigo, azeite e café.
Boeuf Bourguignon
Outro destaque do festival será um Boeuf Bourguignon, prato preparado pela Coze (lê-se Cozê), com representação em Campos do Jordão (SP), que possui em seu cardápio mais de 100 opções, entre carnes, massas, peixes, legumes, salgados e sobremesas, que podem ser finalizados em casa ou no trabalho, em poucos minutos, mantendo a altíssima qualidade dos produtos.
Todas as características nutricionais do Boeuf Bourguignon, que estará no festival, são preservadas graças às técnicas europeia e americana cook and chill e à francesa sous-vide, que é o cozimento em baixíssima temperatura, em média 65 graus, entre seis e 12 horas. Consequentemente, o prato é embalado a vácuo, mantendo sua qualidade e textura perfeitas, sem afetar o sabor original. Todos os pratos do cardápio da Coze passam por esse processo.
Para degustar o Boeuf Bourguignon, basta finalizá-lo em um forno micro-ondas ou em banho-maria. É possível armazená-lo em um freezer por até seis meses, sem comprometer a qualidade final, pois estará sempre fresco. Todos os ingredientes utilizados nas receitas são orgânicos e livres de conservantes. São pratos dignos dos melhores restaurantes, no conforto do lar ou no trabalho.
A Coze também possibilita que os clientes também tenham a oportunidade de receber em casa e experimentar as iguarias de famosos e tradicionais restaurantes da capital paulista, como o Paelha do Pepe, o Restaurante Mocotó, especializado em gastronomia sertaneja; o badalado Feijoada do Bolinha e o Samosa & Company, um dos poucos especializados em comida indiana no Brasil. Os produtos também são disponibilizados em restaurantes de hotéis (alguns deles, na recepção, direto para os hóspedes) e pousadas.
Stinco de Cordeiro
A Casa Geraldo, de Andradas (MG) criou para o festival o Stinco de Cordeiro, preparado ao molho roti e polenta cremosa. Uma das mais conhecidas e importantes vinícolas do Sul de Minas Gerais, seria natural que a Casa Geraldo utilizasse um de seus vinhos na receita do prato.
Os chefs Henrique Benedetti e Betsaba Maltempi acrescentaram um vinho branco, que deixou a iguaria ainda mais saborosa, além de cebola, cenoura, alho cru, óleo de soja, tomilho, alecrim, salsão, tomate, parmesão, manteiga, fubá, molho roti e azeite de trufas.
O Stinco de Cordeiro será servido aos turistas e moradores de Andradas por meio de um menu de quatro tempos, sendo couvert, entrada, o prato principal e sobremesa inclusos.
Pollo em Minas
A tradicional galinhada mineira ganhará no 1º Festival Gastronômico Sabores da Montanha uma homenagem digna de um dos pratos mais apreciados de Minas Gerais.
A Osteria La Pianta, de Monte Verde, distrito de Camanducaia (MG), criou o “Pollo em Minas”, um típico risoto italiano que se entrega às referências mineiras. A Chef Graça Andrietta acrescentou outros elementos icônicos da gastronomia mundial para elevar a experiencia.
A Osteria, que funciona na Pousada La Pianta, agregou calabresa e sobrecoxa defumadas ao arroz arbóreo. As duas iguarias são produzidas pela Manduca Charutaria Artesanal. Tudo isso evolvido por um mix de especiarias. O prato é finalizado com uma sobrecoxa desossada laqueada, com mel apimentado, inspirada no pato de Pequim.
Restaurantes participantes
De acordo com a gerente de Marketing do festival, Jéssica Aquino, até o momento, 27 estabelecimentos, entre restaurantes, bares, gastrobares, pizzarias, produtores artesanais e vinícolas, já estão inscritos no evento. “Muitos dos restaurantes ainda estão criando receitas, realizando testes e degustações para participar do festival, o que elevará o número de participantes até 31 de março, quando se encerram as inscrições”, explica.
Ainda segundo Jéssica, consequentemente, a quantidade de municípios irá aumentar. “Levando em consideração os restaurantes que ainda enviarão suas inscrições, no total, estimamos em 28 cidades participantes nos dois estados”, concluiu. Até o momento, são 13 municípios confirmados, sendo cinco do estado de São Paulo e oito de Minas Gerais. Confira:
SÃO PAULO:
Campos do Jordão: Coze
Cunha: Espaço Drão Restaurante e Ateliê e Kallas da Serra
Espírito Santo do Pinhal: Empório Bacchi
São Bento do Sapucaí: Vinícola Santa Maria
São Francisco Xaver: Casa da Bella, Destilaria Alquimistas da Serra, João de Barro Restaurante, Quintal da Prosa, SP-50 Beer e Villa K2
MINAS GERAIS:
Andradas: Casa Geraldo, Don Fonseca Burger & Grill, Minas Coffee Cafeteria, Pizzaria Tradicionalle e Restaurante Soberano Steak House
Extrema: Tulha da Serra
Gonçalves: Flor de Zucca, Fogo Aberto Restaurante, Odara Cervejaria e Restaurante Vitória,
Itajubá: The Gustta Foodtruck
Itamonte: Encantamonte
Maria da Fé: Fazenda Maria da Fé e Pizzaria Casa Rosada
Monte Verde: BBQRoad Burguer e Osteria La Pianta
São Thomé das Letras: Jardim Secreto
SERVIÇO | 1º FESTIVAL GASTRONÔMICO SABORES DA MONTANHA
Início: 2 de junho de 2023
Término: 30 de julho de 2023
Informações: (11) 9-5435-3665 | @saboresdamontanha_br
Converse pelo WhatsApp!