Gramado confirmou participação na 6ª edição do Connection Terroirs do Brasil. A Capital Nacional do Chocolate Artesanal será palco para discutir os produtos com Indicação Geográfica (IG) de 17 a 21 de maio. O município, em breve, será a primeira cidade com Indicação de Procedência (IP) de chocolate no Brasil. Atualmente, a Associação da Indústria e Comércio de Chocolates de Gramado – Achoco, busca o registro junto ao INPI – Instituto Nacional de Propriedade Industrial.
O presidente da Achoco e CEO no Chocolate Lugano, Augusto Schwingel Luz, será um dos palestrantes do Connection no painel “Quando o Produto se Torna o Destino”. A iguaria auxiliou na transformação da cidade quando a família Prawer decidiu produzir artesanalmente o doce, inspirado em uma viagem a Bariloche, na Argentina. Ao longo dos anos, o setor chocolateiro cresceu e foi ganhando destaque pelo processo dos insumos e a qualidade do trabalho desenvolvido artesanalmente.
Também participam do painel Deborah Villas-Bôas Dadalt, sócia-diretora do Spa do Vinho Hotel & Condomínio Vitivinícola e proprietária da Vinícola Ales Victoria, Julian Rodrigues, analista técnico do Sebrae/MG e Anísia Lima de Souza, artesã do Vale do Jequitinhonha. A mediadora do conteúdo será Amanda Paim, coordenadora Estadual de Turismo e Economia Criativa do Sebrae RS.
As palestras acontecem no Palácio dos Festivais, nos dias 18 e 19, no período da manhã, à tarde a programação se estende para a Rua Coberta na Alameda Terroirs do Brasil, com uma ampla área de exposição com produtos IG, além do espaço Origem Brasil com finalização de pratos gastronômicos. Na Sociedade Recreio Gramado acontecerá a Rodada de Negócios, promovida pelo Sebrae, inclusive, a primeira entre o trade turístico e regiões com indicação geográfica para proporcionar reuniões entre compradores, vendedores e novas parcerias comerciais.
Produção de chocolate para a Páscoa em Gramado
Das sete empresas fabricantes de chocolate associadas à Achoco, há uma previsão de produção e venda de 600 toneladas para o período da Páscoa. “Esta produção representa 30% da produção total do setor/ano, com a expectativa de um crescimento de 10% comparando com o ano passado”, destaca o diretor executivo da entidade, João Teixeira.
Segundo a Secretaria da Fazenda de Gramado, com base nos dados de 2021, há em torno de 28 fábricas de chocolate em Gramado. O setor emprega, em torno de, 3 mil pessoas de forma direta e indireta, entre fábricas, lojas e parques.
Inscreva-se!
As inscrições para 6ª edição do evento já podem ser realizadas garantindo o valor promocional de R$299,00. O evento é voltado a agente de viagens que deseja conhecer novos produtos para oferecer a seus clientes, destinos que já possuem produtos Terroir ou produtores de Terroir que querem se aperfeiçoar, além de gestores e agentes públicos.
Mais informações no site: connectionexperience.com.br e nas redes sociais: @connection_experience. A criação e realização do evento é da Rossi & Zorzanello que conta com Sebrae Rio Grande do Sul como co-realizador.
Painéis e palestrantes confirmados
País de Riquezas Únicas: O Brasil na perspectiva dos produtos típicos dos seus territórios e biomas
Hulda Oliveira Giesbrecht – Analista de Inovação – Sebrae
Conexão Brasil x Colômbia: Produto e Território – estratégia competitiva para alcançar os mais exigentes mercados mundiais
Nicolás Casasfranco Jiménez- Cônsul Comercial da Colômbia no Brasil e Diretor Geral da Procolombia Brasil
Marcos Geraldo Alves – Gerente Regional Noroeste e Alto Paranaíba Sebrae – MG
Marcelo Cocco Urtado – Produtor Rural, Cafeicultor e Presidente do Consórcio Cerrado das Águas –
Quando o Produto se Torna o Destino
Deborah Villas-Bôas Dadalt – Sócia-diretora do Spa do Vinho Hotel & Condomínio Vitivinícola e proprietária da Vinícola Ales Victoria
Augusto Schwingel Luz – CEO no Chocolate Lugano e Presidente da Achoco – Associação dos Chocolateiros de Gramado
Julian Rodrigues – analista Técnico do Sebrae – MG
Anísia Lima de Souza – Artesã
Amanda Paim – Coordenadora Estadual de Turismo e Economia Criativa Sebrae – RS
A Cozinha de Terroir – singularidade, originalidade e mercado
Chef Marcelo Shambeck – Indicado pela revista Veja Porto Alegre entre os melhores chefs revelação de 2008 e novamente indicado em 2010, 2011 e 2012 como chef do ano.
Amanda Selbach – Chef Pâtissier e Proprietária na Amanda Selbach Pâtisserie
Roger Klafke – Coordenador de projetos de profissionalização da gestão e expansão de pequenas empresas- Sebrae – RS
Biodiversidade e Sustentabilidade – a economia verde e os novos valores do consumidor moderno
Luca D’Ambros – vice-presidente da Associação dos Produtores da Indicação Geográfica do Guaraná de Maués /AM
Gabriela Gouvêa Moura – tecnóloga de alimentos, mestre em Desenvolvimento rural sustentável, Presidente da Associação de Produtores de Leite e Queijo do Marajó
Converse pelo WhatsApp!