Como um dos principais motes do Projeto de Retomada do Turismo, o estado do Paraná promove a Temporada de Verão 2020/2021. As ações dessa operação são vinculadas diretamente com a promoção e divulgação do turismo regional, que é uma das apostas para que a atividade turística de fato retorne plenamente no Paraná.
O Estado tem buscado seguir todos os cuidados e orientações para que as atividades turísticas tenham uma retomada segura e de acordo com os protocolos sanitários decorrentes da pandemia do Coronavírus.
Atrativos
Dentro desse escopo, o objetivo é também apresentar o litoral, as prainhas de rio e demais atrativos de Verão ao turista que pretende viajar pelo Paraná. A retomada só será bem sucedida se o turista realmente se sentir seguro durante a viagem e nada melhor do que fazer isso conhecendo as belezas que o estado oferece durante a estação mais esperada por muitos viajantes.
![]() Praia de Caiobá PR | Foto: Divulgação |
![]() Ilha do Mel | Foto: Divulgação |
Apoio e atividades para os turistas
Para ajudar o turista a se sentir mais seguro e também para que ele tenha mais opções de entretenimento, o Estado publicou recentemente um edital para o credenciamento de estudantes de turismo e hotelaria que irão atuar durante a temporada na organização e desenvolvimento de atividades para os turistas nas praias do Litoral e também nos parques estaduais.
Esses estudantes passarão por uma capacitação para atender da melhor forma os turistas, pois a ideia é que eles saibam não somente informações sobre suas respectivas funções e atrativos locais, mas também possam apresentar atrações turísticas de outras regiões, já que o território estadual é abrangido por 14 regiões turísticas.
Hospitalidade
Além disso, também foram promovidas entre os meses de setembro e novembro diversas capacitações para prestadores de serviços do Litoral como forma de pensar a promoção do destino e a qualificação para o segmento do Turismo. As capacitações envolveram temáticas como Hospitalidade e Bem Receber, Marketing Digital, Empreendedorismo e Precificação. São essas ações que devem fazer da próxima temporada uma das mais bem organizadas e seguras dos últimos anos no Estado.
Ribeirão Claro, Norte Pioneiro | Foto: Divulgação/PRTUR
Estado promove retomada segura em grandes projetos
Diante de todo o impacto provocado pela pandemia do coronavírus, o setor do turismo está entre os primeiros que sentiram a crise bater à porta e, também por isso, figura no rol dos mais prejudicados. Para deixar tudo pronto e favorecer o reaquecimento desse mercado tão logo seja possível, o estado do Paraná passou a articular, desde que surgiram os primeiros reflexos da pandemia, o Projeto de Retomada do Turismo.
A principal aposta do Projeto fica por conta de uma recuperação gradual, iniciando pelo turismo regional, a partir de segmentos que envolvem o turismo em ambientes ao ar livre, como ecoturismo, turismo de aventura e turismo rural, nos quais o turista deixa de ser mero expectador para ser protagonista.
Na Fase 1 do projeto foi feito, entre março e abril deste ano, um levantamento de 12 mercados emissores dentro do Estado de onde, basicamente, partirá a maioria dos turistas que irão compor o fluxo de deslocamentos regionais previstos em um raio de 200 quilômetros a partir de cada um desses mercados. Os destinos emissores são: Curitiba, Ponta Grossa, Londrina, Maringá, Umuarama, Campo Mourão, Cascavel, Toledo, Foz do Iguaçu, Pato Branco, Francisco Beltrão e Guarapuava. A definição desses 11 polos ocorreu em função da densidade populacional e da capacidade de renda, embora a previsão seja de que os 217 municípios paranaenses que pertencem ao Mapa do Turismo sejam beneficiados pelo programa de retomada.
Ainda nessa fase houve a seleção de produtos e empresários envolvidos na emissão e recepção de turistas, que deveriam estar inseridos em três filtros básicos – ter registro ativo no Cadastur, estar em um município que faça parte do Mapa do Turismo Brasileiro e também estar seguindo os protocolos sanitários de prevenção à Covid-19.
Rafting, esporte radical e muita emoção | Foto: Joel Rocha
Remando a favor do desenvolvimento turístico
O Estado do Paraná tem trabalhado incessantemente em vários projetos para o desenvolvimento do turismo local. Entre os principais estão a Grande Reserva da Mata Atlântica, Angra Doce e a revitalização do Parque Estadual de Vila Velha.
Grande Reserva da Mata Atlântica
A Mata Atlântica é uma das florestas tropicais mais exuberantes do planeta, mas foi reduzida a menos de 13% de seu tamanho original. Apesar disso, há um grande remanescente em bom estado de conservação, com 1,8 milhão de hectares de floresta tropical contínua com uma enorme e diversa vida selvagem, montanhas, cavernas, cachoeiras, baías, manguezais e praias do oceano Atlântico. A Grande Reserva Mata Atlântica abriga cidades coloniais, comunidades indígenas e históricas, todas a uma curta distância de Curitiba. A combinação de riquezas culturais e de natureza com áreas densamente povoadas oferece a rara oportunidade de conservar e usufruir desta paisagem única.
Aldo Carvalho | Foto: Divulgação
Aldo Carvalho destaca prioridades dos mercados
De acordo com o diretor de Marketing da Paraná Turismo, Aldo Carvalho, após a seleção dos destinos emissores, foi definido que o turismo de curta distância seria a prioridade, inspirando-se em experiências internacionais.
“Começamos um trabalho de construção das fases dos projetos e a primeira coisa que fizemos foi um levantamento de informações, e definimos os mercados emissores e os destinos finais dentro do próprio Estado. Ou seja, um turismo do Paraná para o paranaense”, destacou.
Parque Estadual de Vila Velha | Foto: Joel Rocha
14 maneiras diferentes em um só Paraná O estado do Paraná é dividido em 14 regiões turísticas, com uma enorme variedade de atrações turísticas. São belezas naturais inigualáveis, com grandes reservas da Mata Atlântica preservadas, rios, cachoeiras e ilhas. Tudo isso é completado com um riquíssimo acervo histórico e cultural, além de muitas alternativas de lazer e gastronomia para os diferentes perfis de turistas. As regiões são: É a soma dessa diversidade cultural e geográfica que faz do Paraná um estado único, com grandes diferenciais regionais e produtos exclusivos capazes de satisfazer os anseios dos mais exigentes turistas.
Para conhecer mais sobre cada uma das 14 regiões turísticas, acesse turismo.pr.gov.br
|
![]() Jacob Mehl | Foto: Divulgação/PRTUR Jacob Mehl vê com otimismo a retomada Para o presidente da Paraná Turismo, João Jacob Mehl, os atrativos turísticos paranaenses já começaram a reconquistar o seu espaço.
Jacob Mehl lembrou que nesta retomada, haverá uma readequação do fluxo turístico. “Creio que a possibilidade maior é da presença de visitantes que moram mais próximos das atrações. Mas o mais importante é que depois de um longo período de estagnação, chegou a hora da indústria do turismo recuperar aquilo que lhe dou impedido conquistar com os reflexos da pandemia que afetou os trabalhos e até o crescimento do setor”, sublinhou. |
Converse pelo WhatsApp!