Responsável por grande parte do financiamento dos trabalhos desenvolvidos pelos conventions bureaux, a arrecadação da taxa de turismo está correlacionada a percepção e entendimento das equipes de front dos hotéis associados
Após uma pausa de dois anos, devido a pandemia, a campanha “Arrecadou, Ganhou!”, volta a premiar hotéis associados com destaque no desempenho de arrecadação da taxa de turismo. A ação assinada pelo Visit Iguasu é uma forma de incentivar e conscientizar sobre a tourism tax ou taxa de turismo. Considerada a principal fonte de renda de entidades como os conventions bureaux. A contribuição é um valor simbólico que os hóspedes dos hotéis associados repassam a essas instituições, no caso de Foz do Iguaçu o Visit Iguassu.
No final do ano passado, a entidade local voltou com a campanha e premiou com uma categoria anual dois empreendimentos associados. Agora, com o retorno da campanha em uma nova fase do turismo da cidade, o Visit Iguassu volta com o modelo de premiação para o melhor arrecadador e um sorteio entre os hotéis com arrecadação de 50% ou mais sobre sua capacidade de ocupação.
Em janeiro, o Rafain Palace Hotel & Convention e o Foz Presidente Comfort Hotel foram os dois contemplados. O Rafain Palace foi o melhor colocado na categoria Arrecadação, sendo o destaque positivo do primeiro mês de 2023.
Já o Foz Presidente, entre os hotéis associados com arrecadação equivalente ou superior a 50% de sua capacidade total de ocupação. Ao todo, 8 empreendimentos associados atingiram a média e participaram do sorteio realizado pela entidade, entre eles Continental Inn Hotel, Eco Cataratas Resort by San Juan, Grand Carimã Resort & Convention Center, Recanto Cataratas Thermas Resort & Convention, Vivaz Cataratas Hotel Resort e Wish Foz do Iguaçu.
A taxa de turismo
Praticada no mundo todo, a tourism tax ou taxa de turismo é um valor simbólico de contribuição dos hóspedes que se hospedam em hotéis associados aos conventions bureaux, no caso de Foz do Iguaçu, o Visit Iguassu. A contribuição espontânea e facultativa, é repassada a entidade que investe regularmente na captação de eventos e na divulgação e promoção do Destino Iguaçu a nível mundial, gerando oportunidades de negócios para a cidade e consequentemente atraindo mais turistas de lazer, negócios e eventos.
O trabalho desenvolvido pela entidade segue um planejamento anual construído em conjunto com as 120 empresas associadas e visa a prospecção de mais turistas a médio e longo prazos, o que reverte em benefícios para a cidade, fomentando o desenvolvimento econômico e social na região trinacional.
Premiação
Os hotéis ganhadores irão receber um vale compras no valor de R$500 cada, e jantares para 2 pessoas em restaurante associado ao Visit Iguassu. O valor poderá ser utilizado em um prazo de 90 dias e é exclusivo para compras online.
Para Elaine Tenerello, Diretora Executiva do Visit Iguassu, o estilo de premiação valoriza o profissional e dá liberdade na utilização. “Queremos que esse profissional tenha a percepção da importância que a arrecadação da taxa de turismo tem na cadeia produtiva que ele está inserido. Durante a campanha, percebemos uma expectativa todos os meses de quem serão os ganhadores e, obviamente, isso se reflete na forma como as equipes de recepção, reservas e vendas dos hotéis associados abordam o visitante no momento da contribuição”.
A campanha
Para mobilizar ainda mais os profissionais, o Visit Iguassu retoma a campanha Arrecadou, Ganhou! durante todo o ano de 2023. A ação que volta a premiar os colaboradores de hotéis associados que se destacam na arrecadação da tourism tax.
Desde abril de 2016, quando a campanha iniciou, mais de 100 profissionais da hotelaria já foram presenteados, com prêmios que vão desde eletrônicos como smartphones e notebooks, até viagens para destinos parceiros.
“A ideia não é uma ação para distribuir prêmios, ela acontece para valorizar as equipes dos hotéis, para enaltecer o papel da hotelaria local associada nas ações desenvolvidas pelo Visit Iguassu e para conscientizar a população sobre o papel do turismo na região. Todo o valor arrecadado retorna em ações para a captação de mais visitantes, o que se reflete em melhorias nas estruturas turísticas, novos empreendimentos, na manutenção e criação de novos empregos, além de impactar na distribuição de renda no município. A contribuição por parte do hóspede pode ser mínima, mas ela é parte fundamental nesse processo de um turismo forte para Foz do Iguaçu e região trinacional”, avalia Elaine Tenerello.
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