O Dia Internacional da Mulher está chegando e os Hotéis Deville, que têm as mulheres representando 46,87% do seu quadro de colaboradores, presta sua homenagem contando um pouco da história, dos desafios e das conquistas dessas profissionais que atuam nos mais variados cargos e unidades da Rede.
Segundo pesquisa da McKinsey (2000), as empresas percebidas pelos funcionários como tendo diversidade em termos de gênero têm probabilidade 93% maior de superar a performance financeira de seus pares na indústria. E a probabilidade de superar essa performance é de 14% nas empresas da América Latina que contam com equipes executivas diversificadas em termos de gênero. Confira alguns depoimentos que mostram a importância das mulheres na Rede Deville:
Meiry Martins, supervisora de RH do Deville Curitiba Batel, conta que a empresa sempre deu espaço para as mulheres. “Temos várias lideranças femininas em nosso time. No meu setor, é bem característico ter mais mulheres que homens, acho que a empresa confia a nós algumas percepções bem específicas, principalmente, em se tratando de feedbacks na gestão de pessoas. Além disso, muitas mulheres na Rede têm se destacado em sua área e recebem reconhecimento pelo seu trabalho realizado. Acredito ainda que isso sirva de incentivo às demais colaboradoras que almejam desenvolver a carreira”.
Há 18 anos nos Hotéis Deville, Regiane Dietrich é gerente Administrativo Financeiro do Marriott São Paulo Airport. “Minha expectativa é alcançar níveis mais elevados através dos aprendizados que venho recebendo de meus gestores e pares ao longo de minha jornada a qual sou extremamente grata. A Hotelaria é um encanto onde aprendemos e afloramos a cada dia o dom da sensibilidade, hospitalidade e a arte de servir”.
Maria Neide Lima é gerente de Finanças e Auditoria no Escritório Central dos Hotéis Deville. Ela conta que “as oportunidades de crescimento foram surgindo e não encontrei nenhuma barreira por ser mulher, acredito muito que a formação técnica de cada profissional é bem valorizada na empresa, independente do sexo”. Para as mulheres que buscam a hotelaria, ela dá a dica de se especializar em uma área de atuação: “as oportunidades vão desde o atendimento direto ao hóspede, as áreas especificas da administração, contabilidade, comercial e manutenção – estabeleça metas, planeje e busque as oportunidades”.
Neli Anne Bernardino, gerente de Atendimento Multicanais da Rede, também acredita que as mulheres contribuem para o crescimento da empresa: “Somos cobradas por nossos resultados e entregas independente do gênero, e isso é uma segurança com relação a uma avaliação justa que temos aqui dentro”.
Um “dream team”, é assim que Lorenza Tonholo, gerente de Contas regional Rio de Janeiro, que atua há 12 anos no Deville, acredita que seja uma equipe mista. “Homens e mulheres trabalhando em conjunto e de forma coesa trazem olhares diferentes sobre o mercado e suas atividades. Enquanto os homens costumam ser pragmáticos e focados em resultados, as mulheres, além disso, conseguem também promover, com naturalidade, um engajamento positivo das pessoas”, diz. E ela ainda dá um conselho para mulheres que querem trabalhar na hotelaria: “Temos grandes referências femininas atualmente no setor e essa presença está crescendo cada dia mais. Hotelaria exige muita perseverança, resiliência, empatia e sensibilidade. Estar atenta aos detalhes é muito importante e isso é algo natural em nós mulheres. Nós temos a capacidade de observar, intuir, ouvir e acolher e aplicando tudo isso no dia a dia, conseguimos nos diferenciar e tornar única a experiência do cliente”.
Luzia Reddig, supervisora de andares do Marriott São Paulo Airport está há 28 anos na Rede Deville, entrou como camareira, para uma vaga temporária: “O segredo é ter tido sabedoria para aprender e ensinar e entender que todos os dias é um novo desafio”.
Maternidade – quando falamos de mulheres no mercado de trabalho, um dos pontos sempre questionados é o lado familiar e os filhos. Marcia Ribeiro, governanta no Hotel Deville Business Maringá, lembra que uma das situações em que mais precisou de ter foco e perseverança foi em 2003, quando ela estava concluindo o Ensino Médio e engravidou. “Tive que continuar a rotina normal de trabalho no período integral e estudo no período noturno. Recebi críticas de várias pessoas, mas não desisti. Atualmente, estou cursando Processos Gerenciais, pois acredito que posso alcançar novos desafios devido ao crescimento da rede e as oportunidades internas que a mesma proporciona”.
Já Fernanda Tenuta, gerente Comercial de todos os Hotéis Deville, conta que teve filho um pouco mais tarde: “Quando o Otávio nasceu, eu tinha 37 anos, já estava com uma carreira bem consolidada, mas a chegada dele trouxe uma nova rotina, uma nova realidade no meu dia a dia, e me perguntavam como ia fazer quando voltasse a trabalhar. Eu sempre disse que o meu filho se adaptaria à minha realidade de vida, então todos os meses, com o coração na mão, faço uma viagem a trabalho, priorizo sempre os voos na madrugada, porque assim posso colocar ele para dormir mais uma noite e sair tranquila, e quando volto sei que ele está me esperando de braços abertos, e eu curto cada segundo ao lado dele nos nossos momentos. Eu sou muito abençoada, porque tenho uma rede de apoio incrível e isso faz toda a diferença”.
As mulheres estão sempre equilibrando funções: carreira, vida pessoal e familiar, sem esquecer a saúde. Ruanita Trilha, supervisora de bares do Hotel Deville Prime Porto Alegre, conta que administrar a carreira sempre foi seu foco: “Sou muito rígida neste quesito, não me permito parar, mantenho sempre a vontade de ir além, e procuro amplificar conhecimentos, preciso sempre me sentir segura perante minha vida profissional, acredito que assim, tudo flui melhor. Na vida pessoal, me sinto privilegiada, divido a vida com uma pessoa que entende meus horários intensos, datas ausentes e demais situações delicadas. Este carinho e toda a segurança que tenho em casa, me ajudam a ser forte e também feliz no mercado de trabalho. Meu maior desafio é pensar no momento materno, acredito que virão inúmeros sentimentos, medos e dúvidas, mas tendo sempre a certeza que tudo é adaptação”.
Esse apoio também é imprescindível para Joseane Cruz, gerente de Operações do Hotel Deville Prime Salvador: “Conto com meu esposo no cuidado com o nosso filho, organização das rotinas, escola e o lazer dele, por isso, quando estou de folga, aproveito bastante o momento junto com eles. Além disso, não podemos descuidar da saúde, por isso, dedico um tempo para exercícios físicos. É um desafio equilibrar todos o papeis como mulher, sempre há uma atribuição maior no quesito educação dos filhos, da organização doméstica e da alimentação da família”, explica.
Ela aproveita e dá uma dica para as mulheres que querem ingressar na hotelaria: “Converse bem com o seu parceiro ou parceira sobre a dinâmica das folgas, pois impacta bastante na relação e na convivência social com o resto da família. É preciso ter disciplina para realizar outros projetos na vida pessoal e estudos, pois neste segmento, a rotina de trabalho é intensa e é necessário ter flexibilidade de horários. Mas vale lembrar que há o lado positivo também: é dinâmico, divertido, uma área de constante aprendizado e onde se desenvolve diariamente a inteligência emocional”, finaliza.
Sobre os Hotéis Deville
A Rede de Hotéis Deville começou sua história em 1974, na cidade de Curitiba, e desde então, a rede cresce e se consolida como um dos principais grupos hoteleiros do país, sendo proprietária e administradora dos respectivos hotéis.
Presente nos estados do Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Bahia, atualmente a marca investe e opera 9 hotéis em território nacional. Formada pelas bandeiras Deville Prime, Deville Business, Deville Express e a franquia Marriott São Paulo Airport, a rede Deville conta com aproximadamente 1.600 acomodações e mais de 800 funcionários.
Mais informações sobre os hotéis podem ser acessadas no site www.deville.com.br
Conecte-se conosco no Facebook e @hoteisdeville no Twitter e Instagram e TikTok
Converse pelo WhatsApp!