Entre tanto verde, parques, flores, praças, avenidas e ruas bem cuidadas, Curitiba se destaca pelo esmero da Cidade e de seus moradores nos cuidados e embelezamento de uma das capitais mais visitadas e admiradas do Brasil.
Neste belo e emoldurado cenário, um dos maiores destaques é a Praça do Japão (localizada no alto da avenida Sete de Setembro) no badalado bairro do Batel, já quase na entrada do tradicional Portão – redondezas do também muito bem falado bairro da Água Verde.
Numa área bem arborizada de 14 mil m², a Praça do Japão significa uma homenagem à imigração japonesa em Curitiba. Seu projeto foi iniciado em 1958 e a Praça concluída em 1962. Uma reforma, em 1993, incluiu o Portal Japonês e o Memorial da Imigração Japonesa.
A Praça do Japão segue as linhas tradicionais dos jardins japoneses. Possui lago de carpas, 30 cerejeiras enviadas do Japão, cerimônia de chá (às quintas) e biblioteca.
“As cerejeiras foram importadas do Japão no começo dos anos 90, com cerca de 200 mudas. Hoje em dia o número cresceu e existem quatro mil árvores da espécie em Curitiba”, explicou o engenheiro agrônomo responsável pelo Horto Municipal da Barreirinha, Roberto Salgueiro”
Ele lembrou que a popularização da planta na capital se deu devido à ação dos moradores da cidade. “Eles viram as que plantamos (a prefeitura de Curitiba), conheceram a história da árvore e plantaram por conta própria”, observou.
Converse pelo WhatsApp!