Conhecer o interior é uma ótima opção para quem pretende sair da zona de conforto.
O outono é a estação do ano considerada intermediária entre o verão e o inverno. Muitas pessoas aproveitam para viajar e conhecer lugares distintos sem se preocupar com a mudança de temperatura. Para Felipe Moura Leite, diretor de Projetos da Moura Leite Loteamentos, a estação é considerada de baixa temporada, se comparada ao verão, uma ótima oportunidade para realizar viagens curtas sem gastar muito.
“Algumas cidades do interior possuem um clima agradável no outono, e por ser considerada uma época de baixa temporada, os custos com a visitação costumam ser menores. Por isso, vale a pena passar um final de semana para conhecer os principais pontos turísticos da cidade ou ficar por muito tempo para entender a rotina da comunidade”, comenta o diretor da Moura Leite.
Uma pesquisa elaborada pela DataZAP+ em 2021, apontou uma queda acentuada nas buscas de apartamentos para locação e venda na cidade de São Paulo, em comparação a algumas cidades do litoral e do interior do Estado. Para Felipe Moura Leite isso tem relação direta com os impactos causados pela pandemia, já que com o distanciamento e a possibilidade de trabalhar em qualquer lugar, as pessoas passaram a priorizar qualidade de vida.
“Durante o isolamento social causado pela pandemia, ficamos cada vez mais preocupados com a nossa qualidade de vida e passamos a buscar espaço, o que é mais fácil para conquistar no interior. Isso contribuiu na busca de imóveis na região, o que é vantajoso para quem busca segurança e tranquilidade. Essas mudanças que ocorreram no período, tanto na comunicação quanto no home office, proporcionaram a migração para cidades afastadas dos centros urbanos”, explica Leite.
Como trabalhar de qualquer lugar já se tornou uma tendência, e ainda mais no Outono, época do ano fora de temporada para turismo, selecionamos 6 cidades do interior de São Paulo para você conhecer com opções para quem procura viagens ou moradia a curto e longo prazo, confira:
Boituva (SP)
Localizada a 117 quilômetros de São Paulo, Boituva proporciona lazer e atividades ao ar livre. Em 2021 a cidade foi finalista no Prêmio “Top Destinos Turístico” pela referência na prática em paraquedismo e balonismo, uma característica responsável por atrair turistas de todos os cantos do Estado de São Paulo. Além das atrações citadas, também é possível praticar trekking, cavalgadas, tirolesa, paintball e pesca. Para quem gosta de história, a cidade abriga o Museu do Tropeiro e o zoológico municipal, com espécies raras e em extinção.
Botucatu (SP)
Botucatu está entre uma das melhores cidades para se viver no estado de São Paulo, segundo pesquisa realizada pela Urban System, por toda a sua infraestrutura e desenvolvimento social, a cidade é bem vista por sua inteligência de mercado. No estudo citado, a cidade ocupa a 79º colocação. A Cachoeira da Marta, a 8,1 km do centro, atrai os turistas por uma piscina natural formada à sua volta. Além da natureza, o município possui o Museu do Café, onde guarda registros de grandes acontecimentos da memória da cidade.
Botucatu (SP) Blog Descubra Botucatu / Reprodução
Avaré (SP)
De acordo com o Instituto de Longevidade Mongeral Aegon em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), Avaré está entre as 40 melhores cidades brasileiras para se envelhecer, o que é excelente para quem busca qualidade de vida. O município é conhecido pelo quesito natureza e uma de suas referências é a Cachoeira da Liberdade, que fica a 58,4 km do centro da cidade. Além das cachoeiras e praias de água doce, você encontrará a Floresta Estadual de Avaré. O local conta com vasta quantidade de espécies de árvores raras, um gramado lindo que fica ao redor da represa que chama a atenção por sua preservação ambiental.
Horto Florestal de Avaré (SP) Portal Pousada Avaré, Reprodução
Cerqueira César (SP)
A cidade Cerqueira César conta com ampla infraestrutura que atende a um público diversificado. O local abriga a Represa de Jurumirim, localizada no rio Paranapanema, atraindo visitantes para diversas atividades de lazer como pesca e passeios de barco. Outro destaque é a Cachoeira do Macuco que tem um paredão de pedras com queda d’água que cai na represa, constantemente visitado para apreciação da paisagem.
Cachoeira do Macuco, Cerqueira Cesar/SP Tripfiapp / Reprodução
Itu (SP)
Considerada uma cidade inteligente, Itu se destaca também como uma das cidades mais seguras do Brasil, ocupando a 10º posição nacional, segundo o ranking Connected Smart Cities 2019. Considerada como “cidade dos exageros”, o Orelhão de Itu é um dos principais pontos turísticos. Outro destaque é o Semáforo Gigante instalado na Praça Padre Miguel, a mesma praça do Orelhão que faz alusão à fama “exagerada” do município.
Orelhão de Itu (SP) Prefeitura Municipal de Itu / Reprodução
Piraju (SP)
Distante, a 340 km a oeste da capital e próxima à fronteira com o Paraná, a cidade de Piraju é conhecida por ser uma das principais produtoras de café do Brasil. Desde 2016, o município é uma das 70 cidades do estado de São Paulo que possuem o status de estância turística. A cidade é cercada pelo verde da Mata Atlântica e cachoeiras com quedas d’água com mais de 10 metros de altura. Para quem busca adrenalina, a Cachoeira do Arco Íris é o destino perfeito!
Cachoeira do Arco Iris, Piraju / SP Prefeitura Municipal de Piraju / Reprodução
Dicas extras para economizar na viagem para o interior
Sobre Moura Leite Loteamentos
A Moura Leite Loteamentos, empresa especializada que há mais de 25 anos desenvolve projetos inteligentes de urbanização, com soluções acessíveis de moradia e convivência. Atualmente conta com três unidades localizadas em Botucatu, Cerqueira César e São Paulo. Para os próximos anos, a empresa tem como meta explorar novas cidades do interior de São Paulo e lançar novos projetos de urbanização em regiões próximas à capital paulista. Para saber mais, acesse: www.mouraleite.com.br.
Converse pelo WhatsApp!