Na dúvida entre praia ou piscina? Não tem problema!
Diferentemente do conceito tradicional de piscinas, com bordas de azulejo e água com cloro, algumas piscinas naturais pelo Brasil esbanjam beleza e cenários incrivelmente belos e improváveis.
Confira, por tanto, algumas sugestões de piscinas naturais para visitar ao menos uma vez na vida quando tudo isso passar e for possível viajar novamente.
Confira:
Em Maceió, na exuberante Praia de Pratagy, uma das mais belas e tranquilas da região, as exclusivas e inexploradas piscinas naturais do Pratagy Beach All Inclusive Resort – Wyndham se destacam pela sua excepcional beleza. Pontuadas por peixinhos coloridos, a atração ganha forma nos arrecifes de corais nos períodos de baixa maré, que ocorrem em horários específicos e é perfeita para todas as idades. O intenso amarelado do sol, presente de janeiro a janeiro e a incrível tonalidade azul turquesa do mar de Pratagy completam o cenário dos sonhos para relaxar e curtir este imprescindível passeio de catamarã oferecido pelo hotel.
No eixo Rio-SP, a Piscina Natural do Cachadaço, na belíssima Trindade, Rio de Janeiro, é uma excelente opção para quem precisa recarregar as energias na calmaria da maré ou até mesmo repousar nas imensas rochas adjacentes após um refrescante mergulho. A tonalidade da água é quase cristalina e, com sorte, é possível apreciar uma série de peixinhos nadando por ali. Para chegar até a atração é necessário percorrer uma trilha de aproximadamente 30 minutos ou fretar um barco. A escolha é sua e de mais ninguém. Trindade está a aproximadamente 280 km de São Paulo e 270 km da capital fluminense.
Cartão postal de Bonito, no Mato Grosso do Sul, a Gruta do Lago Azul faz jus à fama e é simplesmente deslumbrante. O lago, que tem cara de piscina, oferece águas incrivelmente azuladas e com profundidade estimada de 90 metros. Durante o passeio é possível contemplar as rochas e as formações geológicas datadas de milhares de anos, mas não é permitido mergulhar. O local é preservado para o estudo de paleontólogos, que investigam a existência de um crustáceo pré-histórico na gruta.
Em tempos de distanciamento social, no alto do Monte Roraima, um dos picos mais altos do país, é possível encontrar algumas das piscinas naturais mais gélidas, desafiadoras e isoladas do país. Formadas a partir da água da chuva, que se acumula nas crateras cobertas por quartzo, a atração é restrita aos corajosos e aventureiros, já que o acesso à montanha não é para qualquer um e a água, apesar de límpida e cristalina, é muito gelada. O Monte Roraima está situado no extremo norte do estado, na tríplice fronteira entre Brasil, Venezuela e Guiana.
O estado do Tocantis esconde muitas belezas naturais, mas os fervedouros do Jalapão são, sem sobra de dúvidas, o maior atrativo da região. Para aqueles que não sabem, fervedouros são pequenas piscinas naturais/lagos de águas cristalinas que não permitem que você afunde dentro deles, apenas flutue. A experiência é muito parecida com aquela vivenciada no Mar Morto, onde a grande quantidade de sal promove tal fenômeno. Aqui a explicação está na pressão exercida pela água que jorra do lençol freático. Estima-se que existam cerca de 20 fervedouros na região, mas apenas 8 estão abertos à visitação.
Converse pelo WhatsApp!