Carnaval é uma data tradicionalmente voltada para foliões em busca de samba, bailes e muito agito. Porém, para aqueles que querem fugir do comum e aproveitar os dias de folga com programas mais calmos e familiares, vários destinos estão de portas abertas, com opções bem interessantes.
Destaque para o interior de São Paulo, com suas ruelas centenárias e o trem que conta a história da República, e também para o estado do Paraná, com sua capital tecnológica, sustentável, surpreendente e que tem o trem Curitiba-Morretes, considerado um dos passeios mais bonitos do mundo. Essas são algumas das opções que separamos para você.
1. Trem Republicano, um trajeto histórico entre Itu e Salto-SP
Uma viagem no tempo na ferrovia que liga Itu a Salto. O Trem Republicano oferece uma experiência única para aqueles que buscam algo fora do comum. Durante o trajeto de cerca de uma hora, o passageiro tem uma vista privilegiada das cidades, monumentos, túneis, pontes e do Rio Tietê. Dentro dos vagões, guias de turismo contam a história da ferrovia e seu papel fundamental na Proclamação da República.
No sábado de Carnaval, 10 de fevereiro, acontece o Expresso Stazione especial de folia. O evento noturno do Trem Republicano inclui welcome drink, finger foods, open bar durante o passeio ferroviário, distribuição de máscaras e claro, muita animação.
2. Itu e Salto: turismo cultural e religioso
Quem faz o passeio do Trem Republicano não pode deixar de conhecer as cidades de Itu e Salto, dois destinos que preservam recortes do Brasil República e muitos outros atrativos. Em Itu, conhecida como “cidade dos exageros”, é possível explorar casarões centenários, verdadeiros tesouros arquitetônicos que remontam os séculos passados.
No Museu da República, os visitantes vivenciam a história política do Brasil do período republicano. Além disso, igrejas centenárias destacam a influência da religião na cultura local ao longo dos anos. Uma oportunidade de descobrir curiosidades fascinantes, que permanecem escondidas e surpreendentes.
A cidade de Salto fica ali do ladinho. Lá, o visitante conhece um rio Tietê bem diferente, mais limpo e preservado. No Memorial do Rio Tietê, além de um acervo que faz referência às tradições culturais e aos aspectos geográficos do rio paulista, é possível desfrutar de paisagens surpreendentes. Outro atrativo é o Monumento à Padroeira Nossa Senhora do Monte Serrat, uma estátua de 30 metros de altura que é ponto de peregrinação.
Além disso, a região possui atrações para toda a família, como o Parque Rocha Moutonnée, com réplicas de tamanho real de dinossauros, o Parque Maeda, entre outros.
3. Curitiba: Modernidade e Cultura
A capital paranaense oferece uma combinação única de modernidade e cultura. Na cidade, o visitante pode pegar o ônibus da linha turismo (R$50), que passa por 26 pontos turísticos, inclusive os famosos parques, como a Ópera de Arame e Jardim Botânico. Pagando um único passe, o passageiro pode descer e subir quantas vezes quiser, percorrendo aproximadamente 48 km em cerca de 3 (três) horas.
Além das áreas verdes, Curitiba é uma das poucas capitais do país onde ainda é possível circular de forma segura pelo centro. No famoso Calçadão da Rua XV de Novembro, o primeiro do Brasil, o visitante pode percorrer quase 3 km de pedras portuguesas (petit pavé), conhecer o comércio, prédios históricos, atrações para as crianças e vivenciar um pouco do cotidiano de um morador local.
4. Trem Serra Verde Express, um dos mais bonitos do mundo
E é também em Curitiba que fica a sede de um dos melhores passeios de trem do mundo, de acordo com os jornais britânicos The Guardian e The Wall Street Journal. O trajeto entre a capital do Paraná e a cidade litorânea de Morretes, da Serra Verde Express, é um daqueles programas obrigatórios, para se fazer pelo menos uma vez na vida.
Durante 4 horas, o trem passa pelo trecho mais conservado de Mata Atlântica do mundo, além de pontes, túneis, viadutos, montanhas e vistas de tirar o fôlego. Os vagões são um atrativo à parte, desde opções mais econômicas até ao luxo das litorinas, que são inspiradas nos passeios ferroviários da década de 30.
Além disso, o trem é acessível, com um dos vagões todo adaptado para cadeirantes, pessoas com dificuldades de locomoção e autistas. Tem também opção Pet Friendly, o vagão Bove, com caminhas, piso antiderrapante, comedouros e varanda para os pets. Um passeio para toda a família e uma experiência que marca a vida dos visitantes.
5. Morretes: gastronomia e história na Baía de Paranaguá
A estação final do trem fica na cidade de Morretes. À beira do rio Nhundiaquara, a cidade preserva seu charme colonial, com ruelas, construções centenárias e com a Baía de Paranaguá como pano de fundo. Na cidadezinha com ares europeus, a culinária tradicional traz o Barreado como prato principal. Um cozido, herança dos colonizadores portugueses, que atrai milhares de visitantes todos os anos.
Localizada no litoral paranaense, Morretes tem Carnaval de rua, daqueles bem tradicionais, com marchinhas e blocos familiares, uma atração bem divertida para quem está em busca de experiências novas.
A Serra Verde Express oferece pacotes completos que incluem o trem, almoço e tour pelos principais pontos da região. Os grupos são acompanhados por guias de turismo, que enriquecem o passeio com história, fatos curiosos e muita informação.
Gostou das dicas? Então peça para seu agente de viagem os pacotes da BWT Operadora. A empresa faz parte do Grupo Serra Verde Express, que opera os passeios do Trem Republicano e o de Curitiba-Morretes. Por isso, possui as melhores opções e produtos.
Converse pelo WhatsApp!