Evento reunirá entre junho e julho 56 restaurantes e similares da Serra da Mantiqueira paulista, Vale Histórico e Sul de Minas Gerais
Além de divulgar a gastronomia típica da Serra da Mantiqueira, Serra da Bocaina, Serra do Mar, Vale Histórico e Sul de Minas Gerais para valorizar as raízes centenárias da culinária regional, o 1º Festival Gastronômico Sabores da Montanha oferecerá ao público uma extensa diversidade gastronômica, que vão desde pratos mais simples e tradicionais, até os mais refinados com requintes de luxo.
O Festival, que será realizado entre os dias 2 de junho e 30 de julho, possui 24 municípios dos estados de Sâo Paulo e Minas Gerais que já confirmaram a participação no maior evento do gênero no Brasil em duração. O evento reunirá os principais restaurantes, gastrobares, pizzarias, lanchonetes, hamburguerias, cafeterias, bistrôs, sorveterias, padarias, docerias, cervejarias, produtores artesanais e similares da região da montanha.
Segundo a organização, até o momento, 56 estabelecimentos já se inscreveram para o festival, sendo 24 restaurantes do estado de São Paulo e 31 do estado de Minas Gerais. A Sabores da Montanha, associação de empresários do setor gastronômico e organizadora do Festival, divulgou no último fim de semana que o prazo para as inscrições foi prorrogado para o próximo dia 28 de abril. O número de participantes, portanto, tende a aumentar.
Miscelânia saborosa
Os restaurantes e similares vêm caprichando nas receitas dos pratos que participarão do Festival, muitos mantendo a tradição da culinária típica caipira. Outros, no entanto, vêm dando um toque contemporâneo à comida mineira. Ou o inverso, dando um toque mineiro à gastronomia contemporânea.
É o caso do Espaço Gourmet da Fazenda Santa Helena, onde é produzido o @azeitemonasto, em Maria da Fé (MG). A Chef Anna Luiza Peixoto criou o prato “Aconchego Mineiro”, utilizando um tradicional Prime Rib, muito consumido nos EUA (embora sua origem, controversa, seja na Inglaterra).
A partir do corte, ela introduziu alguns insumos frescos encontrados na região para adaptar a iguaria à culinária típica regional. O “Aconchego Mineiro” é produzido com o Prime Rib suíno grelhado com azeite Monasto flambado com cachaça e creme de leite, em cama de tapioca hidratada com queijo maturado, sendo tudo grelhado juntamente com a carne.
O prato é acompanhado por um delicioso vinagrete de feijão vermelho com pimentões e tomates frescos. A Chef revelou os segredinhos da receita para preparar os três elementos do prato: Prime Ribe suino, sal, pimenta do reino, limão cravo, cachaça e creme de leite fresco. Gallette: tapioca granulada, leite, manteiga e queijo maturado. Já o vinagrete é preparado com feijão vermelho, pimentão amarelo e vermelho, cebola, tomate italiano, salsinha, limão e azeite Monasto.
Outro prato de origem estrangeira, desta vez, americana, é o Bufallo Wings, que a cervejaria @generalbeermg, de Andradas (MG) preparou para o festival. O tradicional petisco americano é produzido com asinha de frango assada, coberta com molho Bufallo agridoce e levemente picante.
Adriano Rondinelli, autor da iguaria, recomenda a harmonização com Chopp General Beer Weiss ou Catharina Sour, que são alguns dos sucessos da casa. Ele acrescentou à tulipa de frango um molho agridoce levemente apimentado, que deixou o prato ainda mais saboroso.
Bufallo Wings, da Cervejaria General Beer, de Andradas (MG) – Foto Divulgação
Pão com Linguiça e Queijo
Mais tradicional, impossível! Foi neste clássico mineiro que o @barcharcutariacaldense, de Poços de Caldas (MG) apostou para inscrevê-lo no festival, pois é uma iguaria que representa uma das tradições mineiras. Além de produtora artesanal, a Charcutaria Caldense também atua como bar, lanchonete e restaurante.
Manoel Cava, autor do prato, utiliza a linguiça artesanal em gomos para produzi-lo, acrescentando outra delícia típica mineira, o queijo provolone, que é derretido.
Tudo é montado na baguete com crosta do queijo. O Pão com Linguiça e Queijo acompanha molhos vinagrete ou chimichurri.
Outra iguaria super acessível no 1º Festival Gastronômico Sabores da Montanha é o famoso e centenário pastel. A Pastelaria Mercadão, que funciona no Mercado Municipal de Andradas (MG), vai dar aquele gostinho especial de pastel de feira aos clientes do evento e turistas. Afinal, não há como resistir a um bom pastel, principalmente os clássicos produzidos em mercados municipais.
A pastelaria preparou para o festival o “Gaúcho Brabo”, um prato com 10 pasteizinhos recheados com costela bovina desfiada servidos com uma suculenta geleia de pimenta e maionese especial da casa para o recheio.
Os autores dessa delícia, Maria Clara Bensi Carnevalli e Leandro Carnevalli, preparam os pasteizinhos com costela bovina desfiada e temperada de forma artesanal, geleia de pimenta e maionese caseira especial.
Aconchego Mineiro, da Fazenda Santa Helena – Azeite Monasto, de Maria da Fé (MG) – Foto Divulgação
Vinícola premium
A Bruschetteria da Villa, da Vinícola Santa Maria, de São Bento do Sapucaí (SP), especializada em cozinha contemporânea, com toques italianos e autorais, participará do 1º Festival Gastronômico Sabores da Montanha com seu Menu Degustação da Villa, com direito a couvert, entrada, primeiro prato, prato principal e sobremesa.
Tudo pode ser degustado diante de um cenário incrível da vinícola, com vista para os parreirais, em um ambiente que remete à Toscana. O couvert é servido com uma focaccia fermentação 100% natural, com duo de manteigas e coalhada seca de limão siciliano.
A entrada é uma saborosa Burrata com salada de rúcula e tomates assados ao molho pesto. O primeiro prato do Menu Degustação, elaborado pelo Chef Roque Souza, é um ravióli de legumes com ricota e suco de laranja alla manteiga de sálvia e lascas de queijos. Mais que suficiente para abrir o apetite para o prato principal, uma Truta salmonada com crocante de ervas e limão siciliano, farofa de pinhão e risoto de arroz Piagüi.
Para encerrar essa experiência saborosa, um Brownie com sorvete de mousse de Cambuci com calda de chocolate. Todo o menu pode ser harmonizado com vinhos da casa.
Prato principal do Menu oferecido pela Vinícola Santa Maria, de São Bento do Sapucaí (SP)
Como participar
Para participar do Festival os estabelecimentos deverão criar um prato para o Festival ou aproveitar algum já existente no cardápio e divulgá-lo no evento. As cervejarias, cafeterias e docerias também poderão criar produtos específicos.
Os pratos ou criações deverão ter um valor acessível a moradores e turistas. Os valores serão fixados pelos próprios restaurantes. Na prática, nada muda no dia a dia dos estabelecimentos. O Festival pensou em aproveitar a estrutura própria dos estabelecimentos para a realização do evento, com todos os cuidados necessários.
Informações podem ser obtidas por meio do WhatsApp (11) 9-5435-3665 ou pelos emails sabores@saboresdamontanha.com,br, saboresdamontanhabr@gmail.com, pelo Instagram @saboresdamontanha_br ou por meio do site www.saboresdamontanha.com.br.
O 1º Festival Gastronômico Sabores da Montanha tem apoio institucional da Associação Comercial, Industrial e Rural de Andradas (MG), Comtur (Conselho Municipal de Turismo) de Espírito Santo do Pinhal (SP), Saboreie Cunha (SP), São Lourenço Convention & Visitors Bureau, Secretaria de Turismo de Itamonte (MG), Portal Hora Campinas, Portal Turismo Sul de Minas e patrocínio da Revista Travel for Life.
Grupo Sabores
A Sabores da Montanha pertence ao Grupo Sabores, uma associação formada por empresários do setor gastronômico que objetiva a divulgação e valorização da gastronomia típica da Serra da Mantiqueira. O grupo também gerencia a Sabores da Praia, que reúne os quatro municípios do litoral norte de São Paulo (Caraguatatuba, Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba), além da Sabores Rio, que contempla a cidade do Rio de Janeiro e os municípios litorâneos do estado.
CONHEÇA OS PARTICIPANTES DO FESTIVAL
SÃO PAULO
Bananal: B de Bocaina, Fazenda Mangueira, Habeas Corpus, Santa Prosa, Vale das Cachoeiras
Campos do Jordão: Coze, Secreto Luxury
Cunha: Bethlehem, Espaço Drão Restaurante e Ateliê, Kallas da Serra, Restaurante do Gnomo
Espírito Santo do Pinhal: Empório Bacchi, Vinícola Guaspari
Queluz: Queijaria Santa Vitória
Santo Antônio do Pinhal: Pousada Quatro Estações
São Bento do Sapucaí: Vinícola Santa Maria
São Francisco Xavier: BrewPub SP-50-BIER, Casa da Bella, Destilaria Alquimistas da Serra, João de Barro Restaurante, Quintal da Prosa, Villa K2
São José do Barreiro: Rancho Gastronomia
Silveiras: Trempe Restaurante
MINAS GERAIS
Andradas: Casa Geraldo, Don Fonseca Burger & Grill, General Beer, Minas Coffee Cafeteria, Pastelaria Mercadão, Pizzaria Tradicionalle, Soberano Steak House, Taverna Restaurante
Cambuí: Empório Portão de Cambuí, Pizzaria Nápoles
Caxambu: Embrasa, Boi Ralado
Extrema: Café Boiadeiro, Tulha da Serra
Gonçalves: Flor de Zucca, Fogo Aberto Restaurante, Odara Cervejaria, Restaurante Vitória
Itajubá: The Gustta Foodtruck
Itamonte: Bela Serra, Encantamonte
Maria da Fé: Fazenda Maria da Fé, Fazenda Santa Helena, Pizzaria Casa Rosada,
Monte Verde: BBQRoad Burguer e Osteria La Pianta
Passa Vinte: Pousada Caminho dos Ipês
Piranguinho: Pizzaria do Filipe
Poços de Caldas: Charcutaria Caldense, Porcaria e Choperia, Ziel Cervejaria
Santa Rita do Sapucaí – The Town Bar e Café
São Thomé das Letras: Jardim Secreto
SERVIÇO | 1º FESTIVAL GASTRONÔMICO SABORES DA MONTANHA
Início: 2 de junho de 2023
Término: 30 de julho de 2023
Informações: (11) 9-5435-3665 | @saboresdamontanha_br
Converse pelo WhatsApp!